segunda-feira, novembro 06, 2006

Outsourcing e Direito Digital

Artigo originalmente publicado no Jornal do Comércio de Porto Alegre
A singileza do artigo justifica-se pelo pequeno espaço fornecido pelo jornal

No mundo negocial atual é muito freqüente as empresas terceirizarem setores ou atividades com o escopo de diminuir riscos, custos e aumentar a produtividade. Essa terceirização é conhecida por Outsourcing e encontra campo fértil nas atividades que envolvam a Tecnologia da Informação.
É possível realizar um contrato de Outsourcing em praticamente todas as áreas de Tecnologia da Informação, desde o suporte técnico mais básico até à Gerência de TI. No entanto, um fator determinante para utilizar o Outsourcing de forma segura é a questão contratual. Um contrato de Outsourcing mal redigido pode prejudicar não só a empresa prestadora de serviço como o contratante. Por ser um contrato específico alguns requisitos devem sempre ser observados: a exata definição pormenorizada do serviço a ser prestado; o que será feito e principalmente o que não será feito pela empresa prestadora; deve haver uma cláusula de confidencialidade que, entre outras coisas, proíba a divulgação de detalhes do contrato para evitar investidas dos concorrentes; responsabilidade de cada profissional; hipótese de descontinuidade do serviço e de não atendimento, etc.
Outro requisito fundamental é a caracterização do serviço de Outsourcing como obrigação de meio ou de resultado. Se a empresa prestadora do serviço prometer atingir um objetivo específico, trata-se de obrigação de resultado. Se a empresa comprometer-se a utilizar os meios tecnológicos existente para tentar chegar a um resultado sem no entanto prometer um objetivo, teremos obrigação de meio. Isso é importante para determinar o grau de responsabilidade da empresa em caso de não prestação de um serviço ou prestação inadequada ou incompleta.
Por fim é sempre importante utilizar um glossário ao final do contrato. Esse glossário visa normatizar as interpretações sobre termos que possam ser dúbios ou interpretados de várias maneiras. Com isso garante-se a segurança da prestação e evita-se a ocorrência do risco jurídico nessas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...